portodegalinhas

Você sabe de onde veio o nome Porto de Galinhas? #curiosidadesSamoa

Polo turístico do Brasil e do mundo, Ipojuca é destaque no cenário nacional pelas principais e mais belas praias de Pernambuco. Em especial, Porto de Galinhas além de eleita várias vezes como a melhor praia do Brasil, também carrega muita cultura e faz parte da história do país.

Apesar da galinha ter virado um ícone local nas ruas e lojas de artesanato da praia, o nome Porto de Galinhas nem sempre foi esse e não recebeu esse nome pela atividade de criação ou pelo comércio das aves. Quer entender mais sobre essa história? Continua lendo!

Origem do nome Porto de Galinhas

Porto de Galinhas foi um dos primeiros locais a serem ocupados por portugueses. Anteriormente, a região era de Porto Rico devido à  sua grande produção de açúcar e à exportação de Pau-Brasil nos séculos 15 e 16.

Quando proibida a escravidão na Europa, Porto de Galinhas era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Por isso, os escravos vinham em situações lamentáveis em navios cargueiros, geralmente escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola.

Foto: www.guiadoturismobrasil.com

Assim, para burlar os fiscais da lei da escravatura, que já havia entrado em vigor na Europa, os portugueses começaram a anunciar a chegada dos escravos com a frase código “Tem galinha nova no porto”.

Desta forma, de tanto usar a senha, Porto Rico ficou conhecida como Porto das “galinhas”. Daí surgiu o nome Porto de Galinhas e a partir do início da década de 1990, tornou-se um polo turístico!

Gostou de saber mais sobre a história deste destino turístico? Acompanhe nosso blog!

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido
Open chat