default

Tábua das marés de Porto de Galinhas: entenda como acompanhar os melhores dias e horários para visitar as piscinas naturais

Se você está planejando sua viagem para o litoral Pernambucano, já deve saber que Porto de Galinhas é destino recomendado para qualquer época do ano! Contudo, consultar a tábua de marés antes de programar sua viagem e seus passeios, garante que sua viagem seja ainda mais especial. 

Dessa forma, entender a tábua das marés é essencial para fazer muitos passeios na região, seja o passeio de jangada, passeio de buggy, mergulho, surf, ou apenas tomar banho nas piscinas naturais.

Por isso, hoje vamos te mostrar como funciona a tábua das marés de Porto de Galinhas e te ajudar a entender como planejar sua viagem e passeio baseado nela! Vamos nessa?

Entendendo a tábua das marés

Antes de mais nada, marés são as alterações cíclicas do nível das águas do oceano. Elas são ocasionadas pela rotação da Terra com as forças gravitacionais exercidas pela Lua e pelo Sol.

Dessa forma, a maré sobe e desce duas vezes diariamente e o horário do ponto máximo da maré cheia e do ponto mínimo da maré baixa variam ao longo do dia.

Como funciona?

Para o passeio em Porto de Galinhas, utilizamos como referência a Tábua de Marés do Porto de Suape fornecida pela Marinha do Brasil. A tábua das marés consiste em uma tabela, onde é possível observar os dados referentes às mudanças do mar ao longo do dia.

Assim, você consegue acessar a tábua em diversos lugares, como o site da Marinha Brasileira e o site Tábua de Marés.  Como você pode observar, a cada dia temos quatro horários, dois deles com a hora do ponto mínimo da maré e outros dois deles indicando a hora do ponto máximo da maré alta.

Site tábua de marés

Marina do Brasil

Os números (0.5, 2.0, 0.4 e 1.9) indicam se a maré é baixa ou alta. Nesse sentido, números abaixo de 1 indicam que a maré está baixa e números acima de 1 correspondem à maré alta.

Além disso, os horários indicam picos altos e baixos da maré, porém ela sempre está enchendo ou secando durante os intervalos. Bem como, todos os dias a maré atinge a baixa e a alta ambas duas vezes. 

Como agendar seus passeios?

Agora que você já sabe como interpretar a tábua das marés, vamos lhe explicar como usar ela a seu favor na hora de agendar seu passeio e torná-lo ainda mais inesquecível.

Em geral, quanto mais baixo o nível  da maré baixa, melhor será o seu passeio. Em contrapartida, quanto mais alto estiver o sol, mais bonitas ficarão suas fotos. Dessa forma, procure agendar seu passeio em que a hora do nível mínimo seja aquela que o sol estiver mais alto.  

Além disso, o ideal é agendar um passeio que saia em torno de 1h / 1h30 antes do nível mínimo da maré, assim, você conseguirá aproveitar a maré em seu mínimo enquanto estiver no passeio.

No caso do passeio de jangada para as piscinas naturais,  o indicado é escolher um dia em que o nível mínimo da maré esteja igual ou abaixo de 0.5. Bem como, para aproveitar ao máximo, opte por iniciar o passeio 1 hora antes de a maré secar, quando a água tende a ficar mais calma, cristalina e você consegue  aproveitar antes que comece a encher novamente.

Agora que você já aprendeu como entender a tábua das marés de Porto de Galinhas e melhores dias e horários para o seu passeio, que tal conferir outros conteúdos em nosso blog?

COMPARTILHAR

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido