praia dos carneiros tamandaré pernambuco

Natureza no litoral nordestino: Conheça a flora e fauna do litoral Pernambucano

Todos nós sabemos que a região de Porto de Galinhas possui praias e paisagens de tirar o fôlego e uma gastronomia e cultura pulsantes. Contudo, além disso, essa região é berço de um rico ecossistema marinho, bem como uma fauna e flora exuberantes. 

Dessa forma, Porto de Galinhas oferece também aos seus turistas uma oportunidade de ter contato com  os animais, frutas, plantas e flores da região. Quer saber mais sobre a natureza no litoral? Separamos algumas espécies que você pode encontrar durante sua visita. Vem conferir!

FLORA

Orquídeas e bromélias

Primeiramente, na região de Ipojuca e a cerca de 10 minutos do centro de Porto de Galinhas acontece o encontro das águas do Rio Maracaípe com o mar, formando um manguezal. 

O mangue é rico em ecossistema e ali, se destacam flores como as orquídeas e bromélias, que vivem presas a outros vegetais. As duas flores são um tipo de vegetação tropical com muitas e variadas formas e cores. 

Coqueiros

Da mesma forma, a região de Porto de Galinhas é conhecida pelas suas praias de águas transparentes e quentes, areia branca e coqueiros. Os coqueiros são cultivados em regiões tropicais e no litoral pernambucano possui condições ambientais favoráveis ao crescimento da espécie. Além disso, o coco é conhecido por sua versatilidade e está presente nos costumes locais, na cozinha e no artesanato.

FAUNA

Ainda mais, a fauna também é exuberante em Porto de Galinhas e possui uma rica biodiversidade marinha, principalmente devido a  extensão de recifes de corais que abrigam uma infinidade de animais marinhos. 

Da mesma forma, o manguezal  é o habitat de uma fauna exuberante e possui uma fauna variada, composta de siris, ostras, caranguejos, aratus e guaiamum. Confira a seguir algumas espécies que encontramos na região:

Cavalos-marinho

Os cavalos-marinhos podem ser encontrados no mangue próximo ao Pontal de Maracaípe e podem ser observados no passeio de jangada pelo Pontal. Bem como, na região existe o Projeto Hippocampus, uma iniciativa do Instituto Hippocampus com o objetivo de preservar e pesquisar sobre a vida dos cavalos-marinhos da região. 

Tartarugas marinhas

É também no litoral de Porto de Galinhas que as tartarugas marinhas desovam seus ovos todos os anos, de setembro a março. Assim como, existe um projeto, o Ecoassociados, que dedica-se à pesquisa e proteção das tartarugas marinhas, atuando na marcação de fêmeas, na proteção dos ninhos e no acompanhamento do nascimento dos filhotes.

Gostou de conferir mais sobre a natureza no litoral Pernambucano? Agende sua viagem!

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido
Open chat